O nosso povo tem sofrido em uma realidade em que deveria estar totalmente preenchido de todo o Mistério que se Celebra na Sagrada Liturgia.
O que acontece em nossos encontros da Celebração da Eucaristia é que as pessoas têm a necessidade de “enfeitar” o que já é belo na sua essência. Mas isso se dá pelo simples, mas importante fato de nossa ausência de conhecimento e aprofundamento na grande Graça que temos ao participar da Sagrada Liturgia principalmente a cada domingo, em que Celebramos nossa Páscoa Semanal.
“Mas a Liturgia é o cume para o qual tende toda a ação a Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de que promana sua força.” (SC 10)*. E como a Liturgia é o “cume” de toda ação da Igreja, façamos um pequeno aprofundamento para entendermos o que é a Liturgia.
A palavra Liturgia, é proveniente do grego “leitourgia”, que quer dizer ação.
Com isso podemos definir a Liturgia que celebramos uma ação do povo, para o bem do próprio povo, ou seja, a forma em que o povo de sua maneira e cultura faz para Celebrar a vida, cultuar o Deus que é a própria Vida. Mas com todas essas ações, não é Deus quem se beneficia, mas sim o próprio povo que se preenche de forças para mais uma jornada, seja de trabalho, de estudo, em fim, tantas atividades que temos que realizar durante do dias.
O maior ato litúrgico que nós os Católicos realizamos, e a Celebração do Mistério Pascal de Cristo, que se dá pela vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. E Celebramos o Mistério Pascal, principalmente nas Celebrações Eucarísticas.
Com isso podemos definir a Liturgia que celebramos uma ação do povo, para o bem do próprio povo, ou seja, a forma em que o povo de sua maneira e cultura faz para Celebrar a vida, cultuar o Deus que é a própria Vida. Mas com todas essas ações, não é Deus quem se beneficia, mas sim o próprio povo que se preenche de forças para mais uma jornada, seja de trabalho, de estudo, em fim, tantas atividades que temos que realizar durante do dias.
O maior ato litúrgico que nós os Católicos realizamos, e a Celebração do Mistério Pascal de Cristo, que se dá pela vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. E Celebramos o Mistério Pascal, principalmente nas Celebrações Eucarísticas.
Todos os outros atos litúrgicos devem nos levar a uma experiência com o Mistério Pascal. Então, os sacramentos, os sacramentais, entre outros, devem nos levar a esse Mistério.
Prova de que a Liturgia é uma ação do povo para o bem do próprio povo, é quando estamos na Santa Missa. É o próprio Deus que mantém um diálogo conosco.
Podemos dizer que a Celebração Eucarística tem duas “partes” fundamentais, que são a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística, onde nos alimentamos da Palavra e do Corpo e Sangue de Cristo, nas espécies consagradas.
Prova de que a Liturgia é uma ação do povo para o bem do próprio povo, é quando estamos na Santa Missa. É o próprio Deus que mantém um diálogo conosco.
Podemos dizer que a Celebração Eucarística tem duas “partes” fundamentais, que são a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística, onde nos alimentamos da Palavra e do Corpo e Sangue de Cristo, nas espécies consagradas.
Com tudo isso que partilhamos, sobre Liturgia, percebamos que todas as nossas ações de caridade, de escuta, de atenção para o outro também é Liturgia, assim como os nossos encontros pastorais, a Celebração da Palavra de Deus, quando à ausência do Ministro Ordenado, a Celebração do Ofício Divino das Comunidades que é a Liturgia das Horas de uma maneira onde o povo que labuta, que trabalha possa fazer seus encontros de oração, entre várias outras ações que realizamos para nos abastecer e ouvir ao próprio Deus, que na sua bondade e misericórdia vem em nosso socorro para nos ouvir e aliviar as nossas dores.
*SC – Constituição SACROSANCTUM CONCILIUM Sobre a Sagrada Liturgia.
Documento, este que é fruto do Concílio Vaticano II. E veio trazer nova vida a Sagrada Liturgia.
*SC – Constituição SACROSANCTUM CONCILIUM Sobre a Sagrada Liturgia.
Documento, este que é fruto do Concílio Vaticano II. E veio trazer nova vida a Sagrada Liturgia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário